Desde 2010, a Associação CAVALO AMIGO promove a prática de equitação como terapia a todo o cidadão que seja portador de qualquer tipo de incapacidade física, mental e/ou comportamental. As sessões semanais de hipoterapia são dirigidas por técnicos especializados e apoiadas por uma equipa dedicada de voluntários, visando a melhoria da auto-estima, sociabilidade e valorização pessoal dos praticantes.
Na equitação com fins terapêuticos o cavalo actua como co-terapeuta que oferece benefícios únicos aos praticantes com necessidades especiais e/ou portadores de deficiência, tanto pelo seu movimento tridimensional que equivale à marcha humana neuro-fisiologicamente normal, como pela fisionomia do seu dorso que proporciona um correcto posicionamento sentado, oferecendo ao sistema nervoso central um grande aporte de estímulos sensoriais. Na sua qualidade de agente terapêutico, o cavalo utilizado nestas sessões tem de ter um perfil especial, com uma boa condição física e uma personalidade dócil e equilibrada que transmita ao cavaleiro segurança e bem-estar.
HIPOTERAPIA E EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA E ADAPTADA
A Equitação Terapêutica e Hipoterapia é um recurso terapêutico, assistido por um técnico especializado, em que o cavalo actua como agente cinesioterapêutico, facilitador do processo ensino-aprendizagem, promotor do desenvolvimento afectivo e emocional e agente de inserção ou reinserção social.
A Equitação Adaptada é uma das valências da Equitação com Fins Terapêuticos, cujos objectivos são sobretudo lúdicos e/ou desportivos - Paradressage. O expoente máximo da disciplina é atingido nos Jogos Paralímpicos (atletas com deficiência motora) e nos Jogos Mundiais do Special Olympics (para os atletas com deficiência intelectual).